× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99831-9264
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Dormentes e Dormentes

    Tanto se ouve falar, mas você sabe o que realmente é um dormente?

    Madeira provinda de antigas linhas férreas, o dormente se trata de uma madeira de lei, com alta durabilidade natural, podendo atingir uma densidade de até 1.400kg/m3, o que confere a madeira alta resistência a organismos xilófagos e a intempéries.

    Apesar de sua alta resistência, as marcas do tempo não mentem, com rachaduras e ranhuras provocadas pelas pedras e chuva, a parte externa do dormente possui visual centenário.

    Os dormentes de madeira de lei tem vida útil de 15 anos para a sua função nas ferrovias, após este período os dormentes devem ser substituídos por novas peças.

    Ainda hoje se faz uso de madeira para a criação de dormentes, que aos poucos vem sendo substituídos pelo concreto e pelo aço. Devido à legislação atual, os novos dormentes de madeira são substituídos por dormentes de madeira provinda de reflorestamento, como o Pinus e o Eucalipto com tratamento de autoclave, o que confere maior resistência às peças, além de terem a vantagem de ser a melhor opção no quesito ambiental.

    Com a extinção da utilização de madeiras nobres no processo de ferrovias, estas se tornam peças raras e ganham visibilidade em outro seguimento, como o da arquitetura e design.

    É crescente o interesse de arquitetos e paisagistas pelo dormente, sua versatilidade e charme rústico garante as peças uma fácil adaptação em ambientes modernos e requintados.

    As possibilidades para a utilização do dormente na decoração não faltam, a criatividade neste quesito é infinita, veja algumas ideias fantásticas:

    • Mesa de jantar, mesa de centro, aparador, mesa de apoio, são inúmeras as possibilidades, pode ser feitas com o dormente maciço, com a capa de dormente ou o miolo da peça.
    • Lareira ecológica

    A lareira ecológica é produzida com queimador de aço inoxidável de alta qualidade com acabamento polido, fixado no interior do dormente talhado e escovado, o que garante a peça um acabamento rústico porém nobre e possui abas em vidro temperado 8mm e rodas de silicone, componentes que garantem a peça alto valor comercial, melhor eficiência e segurança, a lareira ecológica pode aquecer ambientes de 20m2 até 80m2.

    • Prateleiras e móveis
      Pode ser comercializada como miolo de dormente ou tábua de dormente, com características de uma madeira centenária, mas acabamento de madeira nova, o miolo é retirado do meio do dormente, e apesar de ter aspecto de novo no meio possui os furos dos parafusos utilizados na fixação do trilho.
    • Mesa de Centro
    • Abajur.
    • Revestimento de parede.

    Estas peças são vendidas como capa de dormente, ou revestimento de dormente de madeira, geralmente com espessura média de 3cm, completam a decoração com textura rústica e se tornam um ótimo isolador acústico.

    As ideias não se limitam à utilização dos dormentes para ambientes internos, os dormentes ganham mais brilho quando colocados para contrastar com ambientes requintados outdoor, como acessórios elegantes no paisagismo moderno, veja alguns exemplos:

    •  Escada de dormentes.

    O Dormente possui um ar rústico e moderno, a escada de dormentes pode ser implementada em qualquer projeto, levando ao seu jardim ou fachada um novo ar.

    • Pergolado de dormente.

     

    Desenvolvido pela The Log, o pergolado de dormente possui característica rústica e elegante, um ótimo elemento para o paisagismo. Possui medida padrão de 2,8×2,8m e altura de 2,8m, as colunas são de dormente escovado e as vigas e caibros com o miolo do dormente.

    • Cerca de dormente.

    A cerca de dormente possui diversos formatos e modelos, além de poder ser empregada em projetos de paisagismo para quem tem muito ou pouco espaço.



    Deixe um comentário